O tabagismo é uma das principais causas de morte e doenças em todo o mundo. Estima-se que um terço de todas as mortes de adultos por câncer pode ser atribuída ao tabagismo, tornando-se a segunda causa mais comum de morte por câncer após a radiação UV. Todos nós sabemos que fumar faz mal à saúde. Mas o que muitas pessoas podem não saber é quanto dano isso pode causar ao nosso corpo. Fumar tem sido associado a inúmeras consequências negativas para a saúde, incluindo doenças cardíacas, câncer de pulmão e doenças pulmonares crônicas, como enfisema e bronquite crônica. Felizmente, existem maneiras de melhorar essa situação e parar de fumar de uma vez. Você precisa fazer mudanças saudáveis em sua vida e adotar novos hábitos em vez dos velhos vícios que tinha quando fumava. Este artigo lhe dará algumas dicas úteis sobre como fazer isso e melhorar sua vida em geral parando de fumar.
Exercício e parar de fumar juntos
O exercício é uma das melhores maneiras de melhorar sua saúde geral e ajudá-lo a parar de fumar. Foi demonstrado que a atividade física reduz o estresse, aumenta a produção de endorfina e melhora o humor e a saúde mental em geral. Todos esses fatores podem ajudá-lo a parar de fumar, tornando-o menos atraente e mais difícil. Se você está acostumado a depender de cigarros para controlar suas emoções, sentimentos de ansiedade ou estresse, fazer mais exercícios pode ajudá-lo a substituir esse mecanismo de enfrentamento doentio por um mais saudável. Também foi demonstrado que o exercício melhora a função pulmonar e ajuda as pessoas a parar de fumar, melhorando a respiração e a capacidade pulmonar. O exercício também pode ajudá-lo a parar de fumar, aumentando sua taxa metabólica, o que, por sua vez, ajuda seu corpo a processar a nicotina mais rapidamente. Ao aumentar sua taxa metabólica, o exercício também pode ajudar a facilitar a perda de peso e a manter-se magro ao parar de fumar. O exercício também pode ajudar a deixar de fumar mais fácil, fornecendo uma saída para suas emoções e energia, ao mesmo tempo em que oferece uma oportunidade de manter o foco e o envolvimento no momento presente.
Respire profundamente para ajudar com os desejos
Os exercícios respiratórios podem ser uma ótima maneira de reduzir os desejos e manter o foco em parar de fumar. Ao desejar nicotina, é importante apenas deixar o desejo ir e vir sem se envolver ativamente com ele. Isso pode ser uma coisa difícil de fazer, especialmente para novos desistentes que estão acostumados a satisfazer seus desejos imediatamente. Mas, infelizmente, isso apenas reforça o ciclo viciante e torna mais difícil parar. No entanto, os exercícios respiratórios geralmente podem ajudar a controlar os desejos. Uma técnica de respiração profunda que envolve inalar lentamente pelo nariz e exalar pela boca pode ser útil para controlar os desejos enquanto você se concentra em parar de fumar. Um estudo publicado na revista Addict Health descobriu que esse tipo de técnica de respiração pode ajudar a reduzir os desejos.
Coma mais frutas e vegetais
Estudos demonstraram que consumir mais frutas e vegetais pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver problemas de saúde relacionados ao tabagismo, como redução da capacidade pulmonar. Comer uma dieta rica em frutas e vegetais também está associado a um risco reduzido de doença cardíaca, que é outro grande risco associado ao tabagismo. Por exemplo, um estudo descobriu que pessoas que fumam e comem uma dieta rica em frutas e vegetais têm um risco menor de desenvolver câncer de pulmão do que pessoas que fumam e comem menos frutas e vegetais. Outro estudo descobriu que consumir uma dieta saudável rica em frutas e vegetais também pode ajudar as pessoas a parar de fumar, melhorando a função pulmonar e reduzindo os desejos de nicotina.
Encontre um grupo de apoio ou conselheiro
Participar de um grupo de apoio ou trabalhar com um conselheiro pode ser uma maneira incrivelmente útil de manter o foco em parar de fumar. Os grupos de apoio podem ajudá-lo a se responsabilizar por sua tentativa de parar e fornecer o incentivo necessário para perseverar quando as coisas ficarem difíceis. Trabalhar com um conselheiro pode ser útil de várias maneiras. Primeiro, pode ajudá-lo a processar suas emoções e resolver quaisquer problemas que possam estar contribuindo para o seu desejo de fumar. O aconselhamento também pode ajudá-lo a desenvolver novas habilidades de enfrentamento que podem substituir o fumo como fonte de alívio e conforto. Grupos de apoio e aconselhamento também podem ser úteis, proporcionando um ambiente no qual você pode compartilhar sua jornada e lutas com outras pessoas que também estão tentando parar de fumar. Compartilhar sua experiência com outras pessoas pode ajudá-lo a se manter motivado e inspirado para continuar tentando quando as coisas ficarem difíceis.
É provável que você se sinta melhor e queira continuar
Parar de fumar pode trazer benefícios imediatos à saúde, como melhora da capacidade pulmonar, redução da tosse e redução do risco de ataque cardíaco. Parar de fumar pode até ajudá-lo a viver mais e reduzir o risco de morrer de uma morte relacionada ao tabagismo. Quanto mais cedo você parar de fumar, mais benefícios você pode esperar ver. Em apenas algumas semanas após parar de fumar, sua frequência cardíaca e pressão arterial começarão a diminuir. Três meses depois de parar de fumar, o risco de ataque cardíaco ou derrame será reduzido pela metade. Isso significa que você será capaz de reduzir significativamente o risco de morrer de uma morte relacionada ao fumo.
Conclusão
Este artigo forneceu dicas sobre como parar de fumar e melhorar sua vida em geral. Você pode usar essas dicas para parar de fumar e começar a viver uma vida mais saudável e feliz, livre do fumo e da nicotina. Lembre-se de que os benefícios superam a luta e vale a pena.