Cardio e resistência é uma parte essencial de qualquer rotina de exercícios, especialmente para quem quer perder peso ou ficar em forma. No entanto, nem todas as rotinas de cardio são criadas iguais. Para otimizar seus resultados, você precisa escolher o tipo certo de atividade cardiovascular para seus objetivos e nível de experiência. Por exemplo, se você deseja aumentar a resistência e fortalecer o coração, os lunges são uma ótima opção. Os pulmões são um dos melhores exercícios para fortalecer a parte inferior do corpo sem colocar muito estresse nas articulações. Eles também ajudam a construir equilíbrio e estabilidade, aumentando a propriocepção.
O que é Propriocepção?
A propriocepção é a capacidade dos músculos e articulações de produzir uma sensação de movimento e posição. Este é um sensor muito importante que permite saber onde estão as partes do corpo no espaço sem ter que olhar para elas. A propriocepção é influenciada por muitos fatores, incluindo sua saúde, nível de condicionamento físico e idade. Durante o exercício, a propriocepção pode ser melhorada aumentando a força de seus músculos e articulações. Isso ajuda seu corpo a entender melhor onde estão as partes do corpo durante o movimento, o que pode ajudar a prevenir lesões, equilibrando o risco de desequilíbrio muscular e lesões nas articulações.
Como fazer uma estocada
Antes de entrarmos nos benefícios dos lunges, vamos dar uma olhada em como você deve executá-los. Aqui está um passo a passo rápido e fácil. Fique em pé com os pés afastados na largura dos quadris e as mãos nos quadris. Dê um grande passo à frente com um pé, permitindo que o joelho da outra perna dobre. Abaixe o corpo até que o joelho da frente esteja em um ângulo de 90 graus e o joelho de trás quase tocando o chão. Empurre-se de volta à posição inicial com a perna da frente e depois troque as pernas. Repita o exercício até completar sua série.
Benefícios de resistência de Lunges
Lunges são uma excelente escolha quando você está procurando aumentar sua resistência cardiovascular. Isso ocorre porque são atividades de baixo impacto que colocam muito pouco estresse nas articulações. A cada estocada, você estará treinando seus músculos para trabalhar mais, o que aumentará sua frequência cardíaca e fará com que seus pulmões também trabalhem mais. Quanto mais você executar estocadas, mais fortes os músculos das pernas se tornarão. Isso o ajudará a caminhar, correr e subir escadas com facilidade. Os pulmões também aumentam a força e a flexibilidade dos quadris e dos músculos centrais, o que pode ajudar a evitar lesões como dores na região lombar. Músculos centrais mais fortes também ajudam você a manter uma boa postura, o que permitirá que você pareça e se sinta mais confiante quando estiver no trabalho ou interagindo com outras pessoas.
Benefícios de Força Central dos Afundos
Como já mencionamos, os lunges são um ótimo exercício para aumentar a força do core. Na verdade, eles são uma das melhores maneiras de atingir os músculos mais profundos da região abdominal, conhecidos como transverso do abdome. Esses músculos são importantes para manter uma coluna saudável e fortalecê-los por meio de exercícios regulares pode ajudar a melhorar sua postura, reduzir a dor lombar, apoiar a estabilidade da coluna e melhorar o desempenho esportivo. Você também descobrirá que contrair os músculos do núcleo ajuda a achatar o estômago, proporcionando uma aparência mais tonificada, além de melhorar o equilíbrio, a postura e a confiança.
Benefícios da Tonificação dos Lunges
Ao fortalecer os músculos centrais, você perceberá que a gordura ao redor da barriga começa a desaparecer. No entanto, você também notará que suas pernas também começam a se transformar! Lunges são um ótimo exercício para tonificar a parte inferior do corpo enquanto trabalha o núcleo ao mesmo tempo. Isso ocorre porque eles trabalham a parte inferior do corpo e os músculos do núcleo de uma só vez enquanto você estabiliza e sustenta sua coluna enquanto avança. Embora os lunges ajudem a queimar calorias, eles não queimam tanto quanto alguns outros exercícios aeróbicos. Se você está procurando um exercício que o ajude a perder peso, experimente o treinamento intervalado ou o HIIT. Como alternativa, você pode completar sua rotina de cardio com alguns exercícios para tonificar as pernas, como estocadas ou agachamentos.
Estocada Lateral com Twist
Os afundos laterais são ótimos para melhorar sua coordenação e força muscular, especialmente na parte externa das coxas. Certifique-se de que o joelho não ultrapasse os dedos dos pés ao arremessar para evitar lesões no joelho. Essa variação inclui uma torção, que ajudará a melhorar a força e a coordenação do núcleo. Fique em pé com os pés afastados na largura do quadril. Dê um grande passo para o lado com um pé, dobrando os dois joelhos e abaixando os quadris como se fosse sentar. Mantenha o outro pé parado.
Palavras Finais
Lunges são uma excelente escolha para construir resistência e tonificar as pernas. Eles podem ser feitos em qualquer lugar e tudo que você precisa é de um pouco de espaço aberto. Como muitos outros tipos de cardio, os lunges podem ser feitos com ou sem pesos. Eles também são uma ótima maneira de agitar sua rotina de exercícios se você estiver fazendo a mesma coisa por muito tempo. Se você deseja melhorar sua resistência e construir músculos, os lunges são uma ótima escolha. Eles são fáceis de fazer e podem ser feitos em qualquer lugar.