Andar de bicicleta tem crescido em popularidade como atividade de lazer nos últimos anos. É também uma excelente maneira de se manter em forma e saudável, principalmente quando você vai e volta do trabalho de bicicleta. Se você é novo no ciclismo ou deseja aumentar a intensidade do seu treino, pode modificar seu trajeto para que funcione como uma rotina de condicionamento físico individual. Mas antes de começar a pedalar, certifique-se de seguir estas dicas para pedalar com segurança e diversão.
Verifique sua bicicleta
Quando você anda de bicicleta para se exercitar, pedala com uma intensidade maior do que quando está apenas indo para o trabalho. Você se esforçará mais e colocará mais pressão em sua bicicleta. É uma boa ideia dar uma olhada em sua bicicleta antes de pegar a estrada. Certifique-se de que todos os pneus tenham ar suficiente e que os freios estejam funcionando corretamente. Você não quer chegar na metade do caminho apenas para descobrir que seus freios não estão funcionando.
Use o equipamento certo
Se você vai andar de bicicleta, certifique-se de usar o equipamento certo para ficar seguro e confortável. Primeiro, certifique-se de usar um capacete. É a peça mais importante do seu equipamento. Ele protege sua cabeça em caso de acidente, portanto, certifique-se de usá-lo o tempo todo enquanto anda de bicicleta. Se o tempo estiver mais quente, considere usar protetor solar no rosto. Ele irá protegê-lo dos raios UV prejudiciais e ajudar a prevenir queimaduras solares. Você também vai querer usar roupas respiráveis e refletivas. Isso ajudará a mantê-lo seguro e visível na estrada. Além disso, certifique-se de usar sapatos confortáveis que tenham bastante espaço para os dedos dos pés. Você não quer que seus sapatos sejam muito apertados ou muito pequenos.
Desloque-se fora das horas de ponta
Se puder, tente mudar seu trajeto para fora dos horários de pico. Muitas pessoas dirigem para o trabalho durante a hora do rush da manhã e da tarde, o que significa que você terá uma chance maior de ficar preso no trânsito ou sofrer atrasos. Se você mudar seu trajeto para horários em que há menos tráfego, chegará ao trabalho mais cedo e poderá melhorar seu condicionamento físico. Andar de bicicleta no trabalho é uma excelente maneira de manter a forma. Você queimará calorias, fortalecerá seus músculos e melhorará sua saúde cardiovascular. Você pode até descobrir que consegue trabalhar mais relaxado do que se estiver dirigindo. Andar de bicicleta é uma forma de se acalmar e focar no momento presente. Você não está ocupado com pensamentos do passado ou do futuro e não se distrai com o que está ao seu redor. Você está totalmente presente no momento.
Misture sua rota
Se você costuma fazer o mesmo trajeto para ir e voltar do trabalho, ficará entediado e sua rotina de ciclismo se tornará obsoleta. Misture tudo e faça uma rota diferente para o trabalho. Você quebrará a monotonia do seu passeio e verá novos pontos turísticos. Se você seguir uma rota diferente, também terá um treino diferente. Você colocará diferentes músculos e articulações sob mais estresse. Você também pode aumentar a dificuldade do seu passeio. Se você normalmente não anda de bicicleta durante o fim de semana, tente fazer uma nova rota para o trabalho um dia. Pedale por bairros pelos quais você não costuma pedalar.
Misture em algumas colinas
Se você estiver percorrendo o mesmo percurso com a mesma intensidade, sua rotina de exercícios ficará obsoleta. Você atingirá o platô e seu condicionamento físico atingirá o platô. Você pode evitar que isso aconteça misturando algumas colinas. Se houver colinas em seus bairros, tente incorporá-las à sua rota. Se não houver colinas, você pode ir à academia e fazer algumas subidas na esteira. As subidas são uma excelente forma de aumentar a intensidade da sua pedalada. Quando você sobe uma ladeira, aumenta a resistência da sua bicicleta. Isso aumenta a intensidade do seu treino, o que é ótimo se você quiser melhorar seu condicionamento físico. Quando você desce uma ladeira, reduz a intensidade do treino e dá um descanso aos músculos.
Não se esqueça de alongar
É importante alongar após o exercício. Andar de bicicleta é uma atividade cardiovascular, o que significa que estimula o coração e fortalece os músculos do coração. Você pode fortalecer seu coração, mas se não se alongar após o passeio, corre o risco de ferir seus músculos e articulações. O alongamento tem vários benefícios. Pode ajudá-lo a evitar dores musculares após o exercício, melhorar sua flexibilidade e postura e reduzir o risco de lesões. Alongar-se por pelo menos 10 minutos após o treino ajudará você a se recuperar mais rapidamente, melhorar sua flexibilidade e evitar lesões.
Conclusão
Andar de bicicleta é uma ótima maneira de se exercitar. É de baixo impacto e pode ser feito em qualquer lugar. Ele também tem um baixo risco de lesões, o que o torna ótimo para pessoas de todos os níveis de condicionamento físico. Se você se deslocar para o trabalho de bicicleta, pode transformá-lo em uma rotina individual de condicionamento físico, misturando sua rota, misturando algumas subidas e não se esqueça de alongar após o passeio.